A importância do diagnóstico
A aula começou com um “update” da parte dos grupos em relação aos projectos nas instituições. Alguns grupos ainda não têm instituição garantida, o que é mais do que preocupante nesta altura ‘do campeonato’.
A professora alertou, mais uma vez, para termos atenção aos objectivos gerais e específicos no guião da entrevista.
A partir da aula de hoje os grupos de trabalho têm de se preocupar em começar a fazer a caracterização da instituição e análise SWOT.
Após todo o “update” em relação ao trabalho na prática, realizamos a actividade da Ana e a Beatriz que ficou em “stand by” a semana passada, fazer a análise SWOT do nosso Instituto. Foi bastante produtiva esta actividade, pois fomos vendo como devemos construir a análise SWOT da nossa instituição e aspectos a ter em conta como por exemplo por a fonte da informação de cada tópico, se aquela informação que obtivemos foi conseguida a partir da observação feita, da entrevista ou de análise documental. Só se queria os objectivos depois de uma análise SWOT (bem) feita.
Depois da actividade realizada, as colegas Francisca e Soraia apresentaram o capítulo do diagnóstico texto “Elementos para elaborar um projecto” da Gloria Serrano (2008). A professora reforçou a importância deste texto para o nosso projecto. Existem quatro fases para a elaboração de um projecto social: Diagnóstico; Planificação; Aplicação; e Avaliação.
(Serrano, 2008:26)
Na fase do diagnóstico há que: detectar necessidades (a diferença entre o que é e o que deveria ser); estabelecer prioridades; fundamentar o projecto; delimitar o problema; localizar o projecto; rever a bibliografia; prever a população; e prever os recursos. Foram estes os pontos que seguimos na actividade – Viagem - que eu e a Xana propusemos após a apresentação. Penso que a actividade, apesar de ser uma situação do dia-a-dia, foi uma ajuda para realizarmos o diagnóstico da instituição.
Em relação à pergunta para reflexão, o diagnóstico é o ínicio de tudo. Sem ele, não conseguimos encontrar soluções, nem minimizar os problemas. É Fundamental esta primeira fase na elaboração de um projecto, pois desta fase vai surgir a planificação do mesmo e vai fundamentar a pertinência desse projecto. Segundo Serrano (2008), “É preciso que o projecto de baseie numa necessidade real para a qual se pretende encontrar uma solução e, também, que esta possa ser resolvida com a colaboração de todos” (p. 31). É de salientar a exequibilidade de um projecto, pois se à partida aquele problema não tem solução, ou se não temos de o solucionar, então nunca poderemos falar de um projecto de intervenção.
Referências:
SERRANO, Gloria Pérez (2008). Elementos para elaborar um projecto. In Elaboração de Projectos Sociais. Casos Práticos. Colecção Educação e Trabalho Social, nº 7. Porto: Porto Editora.
30/10/2014