Tudo parece impossível até que seja feito

SOCORRO – é a palavra da aula de hoje. 

Hoje, pela primeira vez, tivemos a falar especificamente em que consiste a elaboração do relatório final. A professora teve a dar as orientações para a redacção e apresentação do mesmo. T-o-d-o o trabalho de campo e de grupo tem de estar no relatório. Estou um bocado assustada com tanto trabalho, e estou consciente do imenso trabalho que vou ter de fazer, mas ao menos não estou sozinha – Já estou habituada a trabalhar com a Xana e sei o que posso contar, e até agora apesar de termos tido imensos trabalhos que no princípio pareciam impossíveis de realizar num pouco espaço de tempo, acabamos sempre por conseguir fazer, e com distinção.

“Tudo parece impossível até que seja feito” (Nélson Mandela). E além da Xana, também a Ana Santos está no nosso grupo e, apesar de nunca ter trabalhado com ela, certamente vai ser mais um elemento enriquecedor no grupo.

Enquanto a professora foi explicando o que é suposto ser feito, foi também dando dicas sobre ideias de projectos que podemos desenvolver, posso dizer que me surgiram algumas luzes (embora desfocadas).

 

Num segundo momento de aula foi apresentado, a continuação do texto de Gloria Serrano “Elementos para elaborar um projecto”, a parte da planificação. 

Tal como Ander-Egg (1989: 14) refere “A planificação consiste em introduzir organização e racionalidade na acção”

Em suma, a planificação consiste em procurar, antecipar, prever, predizer e tentar visionar o que se vai desenrolar e aplicar no futuro.

O processo metodológico é complexo e exige que preste atenção aos seguintes aspectos:

  • Às diferentes actividades que se implementam no desenvolvimento do projecto;
  • À especificação das técnicas e instrumentos a utilizar na recolha de dados;
  •  Definir a população com a qual vamos trabalhar;
  • Identificar a amostra com a qual se vai realizar o projecto;
  • Recolher e reflectir sobre os dados;
  • Analisar os dados.

A calendarização tem como finalidade apresentar o seguimento e sucessão das etapas da investigação e a forma se sucedem, complementam e coordenam. É fundamental estimar a duração aproximada de cada uma das etapas e decidir sobre a sequência das mesmas no projecto total.

Para realizar um projecto é necessário contar com recursos diversos:

- Os recursos humanos

-Os recursos materiais

- Os recursos financeiros

www.cienciahoje.pt/35123 - O texto (disponibilizado por este link) "A metodologia de trabalho de projecto" de Manuela Monteiro explica, de uma forma clara e sucinta todo o trabalho de projecto.

Fontes: https://www.cienciahoje.pt/35123 , consultado em Dezembro de 2014

6/11/2014