Um relatório com rigor científico + análise SWOT
O início da aula foi como a anterior: tentar perceber o ponto de situação de cada grupo em relação ao trabalho de campo. Reparei que o meu grupo já está “avançado” em relação a outros, visto que alguns grupos ainda não se dirigiram à instituição para uma primeira visita/reunião. Apesar de ainda só termos ido duas vezes à nossa instituição, já são duas semanas de trabalho com alguma pesquisa documental, entrevista exploratória feita e transcrita e com as próprias idas planeadas.
Todos os grupos já realizaram o guião da entrevista e a professora alertou-nos para a diferença de objectivos gerais e específicos, eu e a Xana fizemos alguma confusão com esses conceitos. Mas após a explicação da professora, percebi que os objectivos gerais dão conta da totalidade do problema da pesquisa, ou seja, são tratados num sentido mais amplo enquanto que os objectivos específicos, tal como o nome indica, apresentam-se de uma forma pormenorizada e detalhada daquilo que se pretende alcançar. Nos objectivos gerais utilizam-se vermos como “Conhecer”, “Saber” , “Perceber” e nos objectivos específicos verbos como “Identificar”, “Salientar”, “Seleccionar”.
A professora fez questão de referir que tudo o que colocarmos no relatório final tem de ter uma técnica associada pois o relatório terá de ter um rigor científico.
Num segundo momento de aula, eu e a Xana fizemos a apresentação da análise SWOT. Julgo que a apresentação correu bem e que eu a Xana conseguimos passar a informação de modo a que todos tenham percebido. Ao longo da apresentação, a professora foi intervindo fazendo reflectir a turma sobre o que estávamos a dizer. Pensava que tinha percebido bem a análise SWOT mas deparei que afinal não parece assim tão fácil como parece e há alguns aspectos que temos de ter em conta quando estamos a analisar internamente e externamente a empresa/organização/instituição. A discussão que surgiu durante a apresentação foi bastante útil para todos, pois todos vamos ter de realizar uma análise SWOT para a instituição onde estamos a realizar o projecto. Acho que nos orientou e nos informou sobre as vantagens de se planear e de saber prever e antecipar alguma situação, que possa depois no futuro ser responsável para o insucesso do projecto. A planificação é realmente importante para termos uma linha que devemos seguir e que nos orienta ao longo do projecto.
Nos últimos minutos da aula, a Ana e a Beatriz eram responsáveis por fazer o “debate” da apresentação, e decidiram fazer uma actividade em que dividiram a turma em quatro grupos e cada grupo faria um certo ponto da análise SWOT sobre os espaços físicos da nossa faculdade – Instituto da Educação.
Como a própria professora referiu: “esta aula deveria ser muitas horas de um dia”, e tal como a semana passada não tivemos tempo para fazer o que estava agendado. Na próxima aula iremos acabar a actividade proporcionada pelas nossas colegas.
23/10/2014