A construção do panfleto

Datas: 04/03/2015 (cerca de 4h30 na instituição)   e 05/03/2015  (Não fui à instituição - Aula de SIPV) 

Objectivos: Construir o segundo questionário de satisfação (avaliação externa); Construir o panfleto de divulgação da actividade; Recortar materiais para a “Oficina da Criatividade”; Recolher materiais para a “Oficina da Criatividade”.

Intervenientes: Mariana e Xana.

E já é Sexta-Feira outra vez… Tenho a impressão que este semestre vai passar a correr, ainda mais que os outros. Talvez seja pelo horário que escolhi, apesar de segunda e terça ser puxado os outros dias são “softs”.

Ontem na aula de SIPV fizemos uma actividade bastante interessante e útil. Dividimo-nos em grupos e avaliámos os instrumentos de avaliação que os grupos de trabalho tinham elaborado para o seu projecto. Ao colocar-me no papel de avaliador percebi que se calhar sou demasiado crítica, e percebi que é mais fácil avaliar o que os outros fizeram do que o que eu fiz. Antes de fazermos essa actividade tivemos a enumerar os objectivos de fazer uma avaliação, e a agrupar esses mesmos objectivos em categorias por grau de importância – eram 6 categorias (como a linguagem, estrutura, resultados,…). Obviamente que com estas categorias foi bastante mais fácil fazer a avaliação. Reparei em erros (cruciais, na minha opinião) de construção do questionário de satisfação mista onde havia perguntas fechadas que deveriam estar como perguntas abertas, e isto significa que quando o grupo analisar os resultados não vão conseguir analisá-los. Gostava de ter visto a avaliação que fizeram dos instrumentos de avaliação do meu projecto mas não cheguei a perceber quem o tinha feito, certamente na próxima aula voltaremos a trabalhar sobre a avaliação dos instrumentos e conseguirei perceber o que melhorar nos questionários do meu grupo.

Foi na fase de divulgação do projecto/actividade que trabalhámos hoje na instituição. Começamos pela volta habitual à instituição para recolher alguns materiais e continuamos também a tratar da outra cartolina para o questionário de satisfação dos participantes, e a cortar as imagens para as crianças colocarem na opção “Gostei” ou “Não Gostei”. Não acho que seja relevante “falar” (escrever) sobre esta parte da avaliação visto que não iria acrescentar nada de novo aos dois últimos diários de campo.

Começamos por delinear o que é fundamental estar no panfleto para que o público-alvo interessado fique entusiasmado e saiba onde e quando vai ocorrer a actividade. Para isso colocámos no cabeçalho do panfleto o nome da nossa actividade “Oficina da Criatividade” e o logotipo da instituição. Depois pusemos a quem se destina a actividade – o público-alvo, as datas que vamos fazer a actividade, a hora que irá começar a actividade e a duração da mesma. Com estes elementos, as pessoas interessadas já sabiam as informações necessárias para se puderem inscrever na actividade. Mas faltava um slogan que entusiasmasse as pessoas a aderirem e a realizarem a actividade. “Vem reutilizar os materiais da Natureza e revela-nos a tua criatividade!”

A nossa instituição tem uma página do facebook onde vai colocar o panfleto que construímos e esperar que haja escolas que manifestem o seu interesse de aderir à actividade.

É de referir que o nosso grupo tem esta fase facilitada pela Técnica que nos vai acompanhar na actividade, pois vai ser a mesma que vai contactar as escolas (para arranjar grupos para a nossa actividade) caso não haja grupos que mostrem o seu interesse com o panfleto que construímos pelo facebook. 

Visto que a nossa instituição é regida por uma educação não formal, por vezes pode ser complicado a divulgação de certas actividades chegarem até à escola. Mas visto que a própria instituição é conhecida pelas imensas actividades que oferece e as escolas  sabem o tipo de actividades que oferece as próprias escolas é que costumam contactar a instituição para marcarem a actividade. Mas no nosso caso, é uma actividade nova, por isso sem dúvida que a Fernanda foi uma mediadora essencial para esta divulgação.

Gostaríamos de ter mostrado o panfleto ao Paulo (nosso tutor) mas ele estava de férias e só iremos mostrar na próxima semana, a Fernanda na Quarta-Feira (ou seja, quando eu e a Xana fomos à instituição) estava ocupada a realizar actividades e por isso também não conseguimos mostrar. A parte boa da Ana ir num dia diferente de nós é que o que não conseguimos fazer num dia, a Ana faz noutro e por isso conseguiu mostrar o panfleto à Fernanda na Quinta-Feira e ela gostou, disse apenas que podíamos alterar algumas cores como por exemplo a cor de fundo do panfleto ser um verde um pouco forte demais.

Antes de sairmos da instituição escrevemos uma lista de tarefas para a Ana fazer no dia seguinte, é quase como um exercício de síntese que nos permite estruturar as ideias e organizar tarefas.                                                 

As competências que desenvolvi esta semana foram: colocar-me no papel de avaliador e avaliar os instrumentos de avaliação de um grupo de trabalho; desenvolvi juntamente com a Xana a competência de organizar os instrumentos de avaliação e materiais que vamos utilizar nessa fase do projecto.

Deixo aqui o panfleto: