A primeira actividade!

Data: 09/04/2015 (cerca de 2h na instituição) e 10/04/2015 (cerca de 4h na instituição) 

Objectivos: Preparação para realizar a 1ªActividade “Oficina da Criatividade”; Realização da 1ª Actividade “Oficina da Criatividade”; Auto-avaliação individual e de grupo da actividade.

Intervenientes: Mariana, Xana, Ana, Fernanda, 24 alunos do 1ºAno, a professora e uma auxiliar de educação.

Ontem eu e o meu grupo fomos até à instituição para deixar tudo pronto para o dia de hoje. Arrumámos a sala de maneira a criar três mesas e colocámos uma caixa com canetas, tesouras, lápis e colas em cada mesa para as crianças fazerem os desenhos criativos e também para terem algum sentimento de partilha com os outros colegas que estão na mesma mesa. Para além desses materiais colocámos também algumas imagens que temos vindo a recortar ao longo das idas à instituição para caso as crianças estejam num dia pouco criativo poderem colar essas imagens nos seus desenhos, e quem sabe inspirá-los.

Colocámos cadeiras à volta de cada mesa com a ideia de as crianças estarem sentadas a fazer o desenho criativo, a Fernanda tinha-nos dito que o grupo seria de 25 pessoas portanto fizemos duas mesas para oito pessoas e uma para nove. Após a sala montada, a Fernanda aconselhou-nos a retirar as cadeiras. Realmente parecia uma sala de aula as mesas com as cadeiras, e sem dúvida, ia um pouco contra a pedagogia da nossa instituição. Sem cadeiras achamos que as crianças irão ser mais espontâneas e criativas.

Em relação às minhas expectativas para a primeira actividade, confesso que estava um pouco ansiosa, depois de quase 6 meses a planificar o projecto finalmente chegou o dia de o pôr em prática. E para ajudar a esse pequeno nervosismo parecia que estava tudo a começar mal – Primeiro foi anunciada greve de metro e de carris, o que dificultava bastante a minha ida e do meu grupo para a instituição, e depois previsão de chuva. Como é que vamos fazer a nossa actividade a chover? Se o objectivo principal da actividade é passear pela instituição para depois as crianças conseguirem “representar” o passeio num desenho criativo. Felizmente a greve de metro foi desconvocada e não iria haver problemas para eu e as minhas colegas chegarmos à instituição atempadamente. Mas, e a chuva? Será que vai chover?

E…. Hoje foi a primeira de três actividades da “Oficina da Criatividade”!

E correu tãããããão bem!!!!!!! Cheguei à instituição às 9h, ou seja ainda faltava 1h para começar a actividade. Tomei o meu café calmamente até a Xana e a Ana chegarem. Antes das 10h ainda nos encontrámos com a Fernanda para ajustar os últimos detalhes. Colocámos toalhas em cima das mesas para não correr o risco de as crianças sujarem as mesas com cola. E aguardámos até o grupo chegar.

Eram 10h05 quando o grupo chegou - 24 crianças do 1ªAno acompanhados com a professora e a auxiliar de educação. 

Tínhamos estipulado previamente que cada uma de nós iria ficar responsável por cada etapa, hoje comecei eu a fazer a primeira etapa – Fazer a apresentação do nosso projecto e começar com a actividade do Quebra-gelo. As crianças respeitaram-se umas às outras, isto é quando uma estava a falar as outras estavam atentas a ouvir. Era uma actividade simples para as crianças sentirem que nós as queríamos conhecer e saber um pouco sobre elas. Tenho uma óptima memória portanto naqueles 10/15 minutos fiquei a saber o nome de quase todos, o que ao longo da actividade facilitou bastante a minha interacção e ligação com eles. Na próxima semana será a Ana que fará esta primeira parte. Ela é tímida e não tem muita confiança nela, por isso espero que consiga motivar as crianças, obviamente que eu e a Xana estaremos lá para ajudar caso ela não se sinta à vontade ou não esteja a conseguir “lidar” com a situação, mas também temos de lhe dar espaço para ela, ao seu ritmo, conseguir melhorar certos aspectos que são necessários para pessoas como nós que queremos trabalhar em educação, e mais importante que tudo, queremos trabalhar com pessoas!

 Toda a actividade correu como planeada, o que me deixou bastante satisfeita pois só revela que planeámos e estruturámos bem todo o planeamento da actividade.

Obviamente que houve alguns “pontos a melhorar” como na parte do passeio pela instituição as crianças estavam um pouco desorganizadas, mas não sinto que seja um ponto negativo por nossa culpa pois são crianças entre os 6/7 anos e é normal que naquele ambiente tenham sentido mais liberdade. Mas nunca deixámos nenhuma criança ficar“debaixo de olho”. Fiquei bastante admirada com a adesão das crianças à recolha de materiais, de um momento para o outro olhei para o meu cesto e estava cheio de folhas, ramos e penas!

Também senti que as crianças gostaram de fazer o desenho criativo, algumas com mais criatividade e entusiasmo que outras, mas o resultado final foi bastante positivo. Todos fizeram um desenho e todos o quiseram levar para casa! Quando estavámos na sala a fazer os desenhos a professora e a auxiliar de educação disseram que iam "dar uma volta" e que já voltavam, isso revelou uma total confiança da parte delas connosco, o que nos deixou também confiantes e felizes quanto ao nosso trabalho e postura durante a actividade.

Quanto à avaliação de satisfação tivemos 24 ovelhas felizes no passeio pela instituição, e 24 smiles felizes no desenho criativo – o que nos deixou bastante orgulhosas! Foi a primeira actividade e sinto que não podia ter corrido melhor! Entre nós enquanto dinamizadoras acho que fizemos uma boa gestão do tempo e trabalhámos em equipa. 

É de referir que a Técnica da instituição (Fernanda) que nos acompanhou na actividade não interferiu em nada quanto ao rumo das etápas estipuladas, o que demonstrou que nós "damos conta do recado". Para a próxima semana ela não nos vai acompanhar por ter outra actividade em simultâneo, o que quer dizer que qualquer imprevisto ou obstáculo que encontremos não teremos ajuda. Mas sinceramente não estou muito preocupada, sinto que estamos bem preparadas e já somos "crescidinhas".

Em suma, a actividade correu super bem e estou imensamente satisfeita, sinto que consegui ser dinâmica e motivar as crianças ao longo de todas as etápas da actividade! Adoro crianças e elas transmitem-me bastante energia positiva portanto sinto que fui muito natural ao lidar com elas e criei elos com algumas daquelas crianças que levo na memória com muito carinho. 

Ah... E não choveu!!! =) 

Aqui deixo um dos desenhos criativos feitos pela Maria Leonor, que utilizou bastantes materiais recolhidos:

Quando acabou a actividade agradecemos imenso a vinda daquele grupo tanto às crianças como à professora. Sem dúvida que o nosso projecto não seria possível sem público-alvo por isso a presença e o entusiasmo deles foi crucial!

Após a saída do grupo fizemos a nossa auto-avaliação individual e também em grupo. Foi bastante positiva e a cima de tudo, fomos honestas.

Fiquei bastante surpreendida com a criatividade das crianças, já dizia Picasso: Toda a criança é artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer. 

A Fernanda reencaminhou-nos o e-mail que a professora do grupo que participou hoje na nossa actividade enviou:

"Boa tarde,

agradeço mais uma vez o convite para a atividade de hoje.

As crianças chegaram felizes, com mais conhecimentos e outras vivências." 

É, sem dúvida, gratificante e encorajadora esta mensagem!

Estou a começar a sentir que faço parte da instituição, que as pessoas já me reconhecem, e que de certa maneira estou envolvida nos projectos da instituição.

Ontem na aula de SIPV a professora indicou como iria ser a estrutura do relatório para este semestre, ou seja os tópicos que iriamos acrescentar ao relatório do semestre passado. E basicamente, é os resultados da nossa actividade! Não só apresentá-los mas também analisá-los e compará-los (numa análise longitudinal). Nas próximas duas semanas vamos-nos dedicar apenas ao desenvolvimento da actividade e o mês de Maio será dedicado ao relatório e também à entrevista final/global que iremos fazer ao nosso tutor. 

Estou confiante para as próximas actividades e também quanto ao relatório, eu e o meu grupo sabemos exactamente o que é suposto fazer e qual o resultado desejável, pois já tivemos oportunidade de observar relatórios passados. 

Uma das competências que tenho vindo a adquirir ao longo destes quase 3 anos de licenciatura é, sem dúvida, a organização (apesar de a minha mãe dizer que sou desarrumada, desarrumação e desorganização para mim não são sinónimos!). Não gosto de fazer as coisas, neste caso trabalhos, sobre pressão por isso tento ser o mais organizada possível em todas as unidades curriculares para nunca ter trabalho acumulado e em cima da hora. Por exemplo, ainda esta semana acabei um trabalho que é para dia 16 de Junho - Ainda faltam 2 meses! Com este trabalho "despachado" vou puder dedicar-me a outros com igual importância e desta maneira Junho já não será tão puxado. Mas o pior mês de todos é mesmo este - Abril! Muitas apresentações, muitos trabalhos de grupo, e as "Oficinas da Criatividade" tiram-me as minhas sextas-feiras livres! Mas o trabalho vai recompensar no final do semestre, com certeza.

Por hoje é tudo... Volto para a próxima semana com novidades (boas, espero) da segunda actividade da "Oficina da Criatividade".

Crie o seu site grátis Webnode