The end is here!
Data: 04/06/15
Objectivos: Realizar a discussão dos resultados (cerca de 4h na biblioteca da faculdade)
Intervenientes: Mariana, Xana e Ana
Como referi a semana passada, esta semana não fui à instituição. Decidimos ficar na faculdade, as três, a fazer a parte da discussão dos resultados. Quando voltar à instituição, já não vai ser como estagiária (apesar de este trabalho não ser propriamente um estágio, na instituição somos vistas como tal) mas sim como licenciada em Ciências da Educação.
Na aula de hoje foi a continuação e finalização (visto que foi o último dia de aulas) das apresentações dos projectos. Tal como a semana passada, achei muito interessante perceber os projectos que as minhas colegas realizaram e quais os resultados que obtiveram com os mesmos. Mais uma vez tenho consciência da sorte que tive em fazer o projecto na instituição que estou. Houve especialmente um projecto que me cativou, o grupo da Daniela e da Carina. As actividades que realizaram, tendo em conta algumas profissões, pareceu “super” interessante e divertido! Mesmo assim, considero que a actividade que implementei juntamente com as minhas colegas não fica nada atrás! Um aspecto que reparei ao longo das apresentações foi que muitas actividades/projectos foram alterados, isto é, planificaram algo e depois na implementação não foi possível ou houve alterações. No caso da Oficina da Criatividade houve pequenas alterações como por exemplo tínhamos delineado que cada aluno (ou pequenos grupos a pares) teria um cesto para a recolha dos materiais. Porém quando preparamos e recolhemos os materiais para a actividade demos conta que não havia cestos suficientes para cada elemento dos grupos, e resolvemos que apenas cada uma de nós ia levar um cesto. Outro aspecto que também notei nas apresentações foi que, ao contrário da semana passada, alguns dos grupos que apresentaram não tiveram tanto cuidado com a linguagem e por vezes há “tiques” e palavras que devemos evitar, como “tipo”; “pronto”; “a gente”. Em relação à minha postura quando faço apresentações considero que me “safo” bem tanto a nível de linguagem verbal como não-verbal.
Quando acabámos a aula, eu e o meu grupo fomos para a biblioteca para fazer o que tínhamos estipulado: Fazer a discussão dos resultados. Confesso que a motivação que tinha era pouca mas até correu bem! Penso que conseguimos fazer um balanço dos resultados englobando todos os intervenientes da avaliação e interligar com o enquadramento temático.
Agora falta fazer a conclusão do trabalho, tenho algumas ideias na cabeça para colocar como as inúmeras competências que adquiri com o trabalho de campo e a própria construção do relatório.
Considero que as competências que adquiri hoje, a fazer a discussão de resultados, foi de organização e sistematização de conteúdo. Também sinto que melhorei a comunicação pelo trabalho ser de grupo.
Este é o último diário de campo que escrevo, sentimento agridoce. Por um lado simboliza que estou a terminar a licenciatura, mas por outro lado vou ter saudades de escrever aqui, sinto que mais que um diário de campo por vezes foi um diário de desabafo. Sinto que estes diários de campo, este portefólio foram (e é) o espelho do meu caminho.
Para terminar este último diário quero só referir que foi muito importante para mim realizar este portefólio. Como se pode ver neste blog escrito professora-sstela.blogspot.pt/2013/11/refletindo-pratica-pedagogica.html : "O portfólio é um importante recurso pois oferece aos alunos uma percepção maior de como sua aprendizagem foi desenvolvida ao longo do tempo, ajudando a reflectir sobre seus avanços e retrocessos, o fazendo autónomo e agente de sua própria educação." .
Durante a próxima semana vou escrever um balanço geral da unidade curricular. Por agora vou-me focar noutras unidades curriculares. Para a semana tenho de entregar dois trabalhos finais!
Até à próxima!