Uma semana complicada.
Data: 19 de Maio de 2015 (cerca de 4h na instituição)
Objectivos: - Reformular a análise dos resultados (construção de novos gráficos e análise dos mesmos); Construção do PowerPoint para a apresentação do projecto à turma.
Intervenientes: Mariana e Xana
Bem, esta semana está a ser terrível. No Sábado foi a bênção das fitas, algo para festejar e me orgulhar, mas ao mesmo tempo o meu pai foi operado e não pôde ir. Correu tudo bem e já está em casa, agora a recuperação depois de uma operação tão delicada é que é mais demorada. Para agravar a situação, acordei com uma infecção nos olhos e não pude ir à aula de Seminário. Nunca tinha faltado, e sinto sempre que perco imensa coisa pois só temos aula uma vez por semana. Mas a Xana já me relatou o que aconteceu na aula, disse que foi bastante interessante, e que uma assistente social foi falar do percurso dela e falou do projecto que trabalha num agrupamento de escolas aqui em lisboa. A assistente social referiu um filme que devíamos ver "páginas da liberdade" e um discurso do steve jobs sobre "connecting dots". Aproveitei para ir ver esse discurso do Steve Jobs e é, realmente, muito giro. Resumindo, é um discurso de final de cursos para estudantes da universidade de standford, onde ele fala da sua vida e como o seu percurso o levou até hoje. Refere que desistiu da faculdade, e por isso tirou umas aulas que realmente lhe interessava mas que não tinham futuro profissional nenhum. No entanto anos depois utilizou essas aprendizagens para construir o MacBook. Basicamente a dizer que tudo tem sentido e vale a pena aprendermos desde que seja aquilo de que gostamos. Um discurso, sem dúvida, incentivador para futuras licenciadas como nós, num futuro tão imprevisível. ( www.youtube.com/watch?v=UF8uR6Z6KLc )
Ontem, na ida à instituição, já tinha estipulado com a Xana que íamos (re) começar com a análise dos resultados seguindo o conselho da professora. Foi mais complexo construir só um gráfico para os três grupos que participaram na “Oficina da Criatividade”, mas de certa forma está mais simples e objectivo para quem ler o relatório. Durante esta parte continuei a desenvolver a competência de trabalhar na ferramenta Excel. Aproveitámos também para fazer o powerpoint de apresentação do projecto à turma que ficou marcado para dia 4 de Junho. No Powerpoint tentámos não pôr muito texto e pôr mais fotografias dos desenhos criativos realizados pelos três grupos para também ser algo mais dinâmico e não tão cansativo. As fotografias dos desenhos criativos são, no fundo, os resultados das actividades. Acho que já vi as fotografias mais de dez vezes mas realmente orgulho-me do que aqueles três grupos de participantes fizeram. Todos eles diferentes, todos os três grupos de faixas etárias diferentes, e todos conseguiram criar um desenho efectivamente criativo. Quando estávamos a fazer o powerpoint estávamos a consultar o relatório do 1ºSemestre pois colocámos slides sobre o diagnóstico, mais propriamente da Análise Swot, e reparámos que ainda há muita coisa para acrescentar mas também para alterar. Num primeiro momento ficamos um pouco assustadas, pois para além deste projecto temos ainda outros trabalhos e testes daqui a pouco tempo, mas a verdade é que ainda temos até ao final de Junho para finalizar o relatório e vamos ter tempo para alterar e acrescentar tudo o que é necessário.
Na semana passada, nomeadamente no último diário de campo, esqueci-me de referir o convite que o Paulo nos fez para apresentarmos o nosso projecto na instituição. Naquela conversa informal, após a entrevista, o Paulo disse que teria todo o gosto que apresentássemos o projecto, num póster científico, para todos os colaboradores da instituição. Obviamente que aceitámos. Visto que já teríamos de elaborar um póster científico como anexo ao relatório, nada melhor do que lhe dar uso!
Esta semana vou dar uma pausa no relatório e dedicar-me a gestão de organizações educativas (GOE), temos teste Segunda-Feira e um trabalho para acabar sobre o trabalho de um gestor. Por acaso está a ser bastante interessante a realização deste trabalho. Basicamente fomos observar um dia de trabalho do Dr. Carlos Sirgado (Director do Departamento de Assuntos Académicos da Reitoria) e realizámos uma entrevista. Agora estamos a analisar essa observação e entrevista. No fundo, o objectivo do trabalho é verificar a veracidade do trecho de Mintzberg - “Perguntem a um gestor qual é o seu trabalho. Ele vos responderá, provavelmente, que planifica, organiza, coordena e controla. Agora, se observarem o que ele faz, não fiquem admirados se não conseguirem encontrar relação alguma entre aquelas palavras e aquilo que vocês vêem.”.
No seguimento deste trabalho de GOE decidi fazer uma pequena síntese das funções e tarefas de um gestor:
Mintzberg (1986) afirma que o trabalho do gestor é muito variado, breve e fragmentado pelo que o gestor execute enumeras tarefas diferentes.
Segundo Morgan (citado por Barroso, 2005, 147-148), adaptando o modelo de Katz, é possível agrupar essas tarefas em quatro grandes categorias: (i) tarefas técnicas; (ii) tarefas de concepção; (iii) tarefas de relações humanas e (iv) tarefas de gestão externa.
As (i) tarefas técnicas consistem em tarefas de identificação e definição de metas e objectivos, atribuição de responsabilidades na realização de tarefas a diferentes departamentos, determinação de políticas, definição de regras e normas de conduta e controlo do orçamento em geral.
Nas (ii) tarefas de concepção (gestão operacional) o gestor desempenha tarefas de planificação, organização, coordenação e controlo, delega responsabilidades, define critérios e instrumentos de avaliação e assegura a manutenção das instalações.
Nas (iii) tarefas de relações humanas (de liderança e gestão de pessoal) o gestor desempenha tarefas tal como a resolução de conflitos, motivação dos membros da organização e assegura a divulgação de notícias, actividades e acontecimentos de interesse para a organização.
Por fim, as (iv) tarefas de gestão externa consistem em actividades como a prestação de contas à comunidade envolvente da organização, a empregadores e organismos externos.
Verificamos então que os gestores desempenham um vasto número de tarefas, o que exige do gestor capacidade de adaptação e de assumir diferentes tipos de papéis.
Segundo Mintzberg (1986) esses papéis correspondem a: a) papéis interpessoais; b) papéis informacionais e c) papéis decisoriais.
Os a) papéis interpessoais estão relacionados com a imagem do chefe, funções cerimoniais, ao papel de líder (liderança directa e indirecta) e a aspectos relacionados com a motivação.
Os b) papéis informacionais correspondem à comunicação do gestor, tanto ao nível da monitorização de informação (através de redes de contactos pessoais), da partilha e distribuição dessa informação, como do seu papel de porta-voz (discursos para a organização e/ou a comunidade).
O gestor desempenha ainda c) papéis decisoriais. Estes papéis correspondem às funções do gestor enquanto empreendedor (melhorar o desempenho da organização), manipulador de distúrbios (responder a pressões e imprevistos), enquanto responsável dos recursos e enquanto negociador (negociações de contractos, negociações greves, etc.).
Desta forma, um gestor eficaz tem que ter capacidade para adaptar-se aos diferentes desafios que encontra no dia-a-dia e possuir competências de liderança, de organização, de relações humanas e externas (Barroso, 2005:149), para que consigam exercer influência sobre cultura da organização e obter apoio dos restantes membros da organização.
Espero que a próxima semana corra melhor do que esta! Até para a semana.
Referências Bibliográficas:
Barroso, J. (2005). Os gestores escolares. In Política Educativa e Organização Escolar. Lisboa: Universidade Aberta. (pp. 145-172).
Mintzberg, H. (1986 [1975]). O trabalho executivo: o folclore e o facto, Colecção Harvard de Administração, 3.