Primeiro passo para a concretização do Projecto: check
Data da visita: 3/12/2014
Objectivos: Reunião com o nosso tutor para definir o nosso projecto de intervenção.
Intervenientes: Ana, Mariana, Xana, nosso tutor
Estou tãããão feliz!!! Finalmente temos uma ideia clara e objectiva de um projecto!
Já tínhamos enviado um e-mail ao Paulo (nosso tutor) onde referimos que estávamos com algumas dificuldades em definir um projecto, e se hoje ele podia despender um pouco do seu tempo connosco. Ele, bastante prestável e interessado como tem mostrado até agora, disse que sim.
Hoje quando chegamos à instituição um pouco antes das 14h e como sabíamos que o Paulo ainda estava na hora de almoço aproveitamos para usufruir da tranquilidade da nossa instituição e de reparar que já está com bastante espirito Natalício.
Eram 14h e pouco quando nos dirigimos para a “nossa” sala e passado poucos minutos o Paulo apareceu e ficamos ainda uma hora a falar sobre as nossas ideias. Pensamos pôr em prática a dica que a professora nos tinha dito na última aula: fazer algo prévio à actividade, ou seja ir até às escolas no dia ou horas antes explicar ou fazer um ”jogo” sobre a actividade que aqueles alunos iriam assistir. A verdade é que essa ideia apesar do início parecer simples e acessível tornou-se um pouco complexa, porque caso escolhêssemos o público-alvo os alunos/crianças poderíamos correr o risco de a explicação da actividade ou o jogo ser demasiado igual ao que depois eles iriam ver, o que acabava por não fazer muito sentido. Caso escolhêssemos os professores como público-alvo tornaria a nossa actividade um pouco complexa demais. Então o Paulo disse que se calhar era melhor focarmo-nos numa actividade para realizarmos na instituição, e disse que ainda hoje queria uma ideia fundamentada. Ele foi até à sala dele e nós ficamos a pensar entre nós.
Um dos pontos fracos que observamos durante as actividades que fomos assistir é que o tempo das actividades é curto e as crianças muitas vezes não têm tempo/oportunidade para se expressar tanto quanto elas gostavam.
Nesse seguimento pensamos em criar uma actividade em que as crianças pudessem ser mais criativas; num primeiro momento juntávamo-nos numa sala e iriamos nos apresentar fazendo alguns jogos e explicar os objectivos do nosso projecto – cerca de 15 minutos; Num segundo momento dividíamos a turma em três e cada uma de nós ficava com um grupo e ia dar uma volta à quinta – cerca de 30 minutos; Num último momento voltávamos à sala com os grupos e cada grupo iria desenhar e colar materiais numa tela sobre a sua visão da quinta. Isso iria reforçar a expressão plástica das crianças.
É possível que a ideia esteja um pouco confusa e sem muito conteúdo teórico mas é por ser (bastante) recente. A partir daqui vamos nos debruçar sobre ela e aprofunda-la. O Paulo gostou da nossa proposta e disse para "fecharmos" este projecto. Agora é continuar com o trabalho no relatório - continuar e acabar o enquandramento teórico para depois pudermos planificar o nosso projecto.