Uma luz ao fundo do túnel

Data da visita: 17/12/2014

Objectivos: Terminar o enquadramento temático; Organizar trabalho a realizar durante as “férias” de Natal

Intervenientes: Mariana, Xana.

Hoje era supostamente a nossa última ida à instituição antes do Natal. Devido à greve de metro não tivemos maneira de nos deslocarmos até lá, então demos continuidade ao relatório na biblioteca da faculdade, tal como tínhamos feito a semana passada.

Hoje fui carregadíssima para a faculdade, levei imensos livros que a minha tia me emprestou. Tenho a sorte da minha tia ter feito mestrado em Ciências da Educação há cerca de 4 anos atrás, portanto a área de educação interesse-lha bastante e tem imensa bibliografia útil e pertinente.

Hoje já tinha na cabeça que tínhamos de delinear bem em que consistia o projecto que vamos desenvolver para pudermos terminar o enquadramento teórico. É frustrante quando começamos algo e parece que nunca mais tem fim. O enquadramento teórico está iniciado para aí há dois meses. Mas hoje, finalmente, encontramos um fio condutor que vai interligar o enquadramento teórico com a planificação do nosso projecto. O nosso tema principal não é a criatividade mas sim a educação pela arte. Neste sentido, a educação pela arte/educação artística é o grande tema do nosso projecto e a criatividade é apenas uma das formas como vamos trabalhar o grande tema da nossa actividade.

Segundo a UNESCO (2007) “A educação artística contribui para a educação que integra as faculdades físicas, intelectuais e criativas e possibilita relações mais dinâmicas e frutíferas entre educação, cultura e arte. [...] Existe hoje em dia uma separação ainda maior entre o desenvolvimento cognitivo e o emocional, que reflete o facto de, nos ambientes educativos, se atribui uma maior importância ao desenvolvimento das capacidades cognitivas, valorizando menos os processos emocionais”

Dos imensos livros que tirei fizemos um documento com algumas citações que vamos usar ou para o enquadramento teórico ou para justificar o projecto na parte da planificação. Apesar de já termos tudo (quase) estruturado nas nossas cabeças sobre o que vai conter o relatório parece que está complicado passar para escrito todas as ideias de maneira a ficar um texto coerente e com rigor científico.

A verdade é que temos tido imenso trabalho para todas as unidades curriculares e tem sido cansativo, apesar de quereremos nos dedicar e avançar com o relatório, não temos conseguido.

Eu e a Xana dividimos já algumas tarefas para realizar durante as "férias", não são tarefas propriamente mas sim tudo o que falta para finalizar o relatório.

Acredito que depois de uns dias de descanso, em família, consigamos nos dedicar a 100% com toda a inspiração e empenho que o relatório merece.

Referências: Comissão Nacional da UNESCO (2007). Relatório das Conferências – Educação artística. In C.N. UNESCO (Ed.). Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO.

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