Análise SWOT

 
Na próxima aula de SIP, dia 16 de Outubro, eu e a Xana vamos fazer uma apresentação sobre a análise SWOT. Decidi colocar aqui alguma da pesquisa sobre a mesma. 
 

A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projecto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas.

A análise SWOT é uma ferramenta estratégica de análise e formulação que estuda o ambiente interno e externo de uma organização.

 

§  Strengths (forças) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes.

Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.

 

§  Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes.

Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;

 

§  Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa.

Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;

 

§  Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa.

Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.

 

Os objectivos da análise Swot:

  • Sintetizar as análises internas e externas, possibilitando uma visualização conjunta;
  • Identificar elementos chave da empresa/organização com o intuito de estabelecer prioridades de actuação;
  • Formular acções estratégicas, visando minimizar pontos fracos, maximizar pontos fortes, aproveitar oportunidades e proteger-se de ameaças

É Visualizar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da organização, para a elaboração de planos de acção. 

 

Passos na análise SWOT:

  1. Analisar internamente a empresa/organização (descobrir as suas forças e fraquezas)
  2. Analisar externamente a empresa/organização (descobrir as oportunidade e ameaças)
  3. Elaborar a matriz SWOT
  4. Cruzar as hipóteses da SWOT
  5. Fazer planos de acções baseados nos resultados recolhidos.
            
    Vantagens da análise SWOT:
  • Facilita a avaliação de uma determinada área/instituição:
  • Permite visualizar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da organização;
  •  Permite identificar possíveis áreas de melhoria;
  •  Pode representar um impulso para a mudança cultural da organização;
  •  É um forte estímulo para a participação num experiência coletiva, favorecendo o trabalho em equipa.
Desvantagens da análise SWOT:
 
  • Tendência à geração de longas listas, impedindo a visualização do todo;
  •  A armadilha de descrever em vez de analisar;
  •  Dificuldades em estabelecer prioridades, ou mesmo sugerir a acção pulverizada e desfocada do que traria maior resultado para as organizações. 
 
Referências Bibliográficas e Fontes:
 
Medeiros; Cunha; Oliveira e Vieira (s/d) Análise SWOT: A simplicidade como eficiência. XVI Seminário de Pesquisa do CCSA. Disponível em: https://ccsa.ufrn.br/seminario2010/anais/artigos/gt8-07.pdf
 Análise SWOT do Ensino Superior Português - Oportunidades, Desafios e Estratégias de Qualidade. Encontro da Comissão Sectorial para a Educação e Formação. 13.11 2013. Disponível em: https://www1.ipq.pt/PT/IPQ/historico_eventos/Documents/CS11_porto_13nov/GT2_ApresentacaoMM.pdf

 

Crie o seu site grátis Webnode