Ficha de Leitura 3
Referência Bibliográfica: GUERRA, Isabel Carvalho (2002). Fundamentos e processos de uma sociologia da acção: o planeamento em Ciências Sociais. 2.ª ed. Cascais: Principia.
A construção de projectos de intervenção, p.163-174
Palavras-chave: Finalidades, Objectivos gerais, Objectivos específicos, Estratégias de intervenção, Planeamento e Plano de acção
Desenvolvimento: Após a elaboração do diagnóstico e da definição das necessidades (Ficha de Leitura 2), é essencial definir os objectivos que se querem atingir com o projecto que se está a realizar. Definir as grandes orientações – objectivos - da intervenção, e a razão motivadora da intervenção - finalidade. Podem também ser definidos objectivos específicos que exprimam algumas etapas a alcançar durante o processo de consecução do projecto.
Os objectivos gerais, são coerentes com as finalidades do projecto anteriormente descritas, descrevendo as grandes orientações para as acções. São definidos para todo o projecto, globais, e geralmente não são assinalados nem localizados com precisão, pois tal como o nome indica são gerais.
Os objectivos específicos necessitam de mais “atenção”. Os objectivos específicos vêm detalhar os objectivos gerais. Segundo Guerra, “são formulados em termos operacionais, quantitativos ou qualitativos, de forma a tornar possível analisar a sua concretização, sendo frequentemente considerados como metas” (p. 164). Os objectivos específicos têm as seguintes características: devem ser claros e não conter ambiguidades; devem ser precisos; sempre que possível devem estar quantificados; e podem ser qualitativos ou quantitativos.
Segundo o autor do texto a organização de um plano de actividades deve situar-se em torno de cinco questões, Porque deve ser feito? O que deve ser feito? Onde deve ser feito? Quando deve ser feito e Como deve ser feito?
A organização da planificação do projecto engloba uma série de tarefas, por exemplo a escolha de métodos e meios, a definição das responsabilidades de cada uma das formas de organização.
Para o autor do texto um plano de acção engloba, além das actividades e tarefas, o plano de actividades, o plano de avaliação e o plano de pesquisa-acção.
Esta parte do texto contribui de forma considerável para a realização de o projecto de intervenção que vamos realizar. Para a realização de um projecto é necessário seguir todas as etapas de planificação do mesmo, bem como as estratégias de intervenção. Para tal, deve ser elaborado um plano de acção com todas as actividades a serem realizadas ao longo do projecto e a avaliação do mesmo tendo em conta os objectivos propostos a obter.